top of page
background-terapia-emdr-2.png

Terapia EMDR

A Terapia EMDR, Eye Movement Dessensitization and Reprocessing, que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos, é uma nova  abordagem psicoterapêutica que desbloqueia memórias dolorosas através de estimulação bilateral do cérebro.

A Terapia EMDR foi descoberta pela cientista americana Francine Shapiro no final da década de 80 e aprovada  pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para tratar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), como assaltos, estupros e catástrofes.

A Terapia EMDR é uma abordagem tarepêutica baseada em evidências científicas que demonstram sua eficácia na melhora de uma série de situações com base psicológica, tais como: ansiedade, problemas sexuais, transtornos de estresse pós-traumático, dificuldades de relacionamento e melhora de performance/desempenho.

Como Funciona a 

Terapia EMDR?

Basicamente, o EMDR ajuda o cérebro a “reprocessar” as memórias traumáticas passadas e ter uma nova forma de viver/experimentar o mundo no presente e no futuro com significativa diminuição de sofrimento e melhora na qualidade de vida.

 

Através de estímulos bilaterais que podem ser visuais, táteis ou auditivos como por exemplo, observar uma barra onde um ponto de luz se move ou os dedos do terapeuta movendo de um lado para outro,  ouvir sons bilaterais com fones de ouvidos ou receber toques alternados nas mãos ou joelhos. Estes estímulos promovem uma comunicação entre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. É o mesmo que ocorre quando sonhamos. No sono REM, estágio do sono em que ocorrem os sonhos, os olhos se movem de um lado para o outro.

 

A utilização da estimulação bilateral favorece ao paciente permanecer focado no momento presente, enquanto revisita memórias traumáticas que podem ser muito dolorosas. Ao mesmo tempo, de acordo com hipóteses neurobiológicas, estimula os dois hemisférios cerebrais, permitindo a devida reintegração e comunicação de redes de memórias entre ambos os hemiférios.

background-terapia-emdr-F.png

Por que realizar a 

Terapia EMDR?

A ideia central dessa forma de terapia é a seguinte: algumas vezes, em nossas vidas, acontecem coisas que não temos recursos psicológicos suficientes para lidar (traumas). Essa falta de recursos psicológicos pode ser por diversos motivos:

1. Porque éramos muito jovens (crianças/adolescentes, principalmente) e ainda não havíamos construído recursos para lidar com adversidades.

2. Porque não estávamos em condições de conseguir processar os eventos que aconteceram (como quando se está sob efeito de álcool ou outras drogas ou em situações delicadas, como durante o ato sexual ou em ambientes desconhecidos e sem rede de apoio).

3. Porque o evento tinha uma força muito grande ou aconteceu de forma muito inesperada, como em casos de assaltos muito violentos, sequestros e perdas significativas (mortes, términos abruptos de relacionamento, etc.).

Dessa forma, podem surgir memórias ligadas à esses eventos que não foram processadas devidamente. Elas ficam isoladas e não conseguem se juntar ao restante das nossas memórias de forma adequada ou “adaptativa”. É como se estivessem congeladas, em nossos cérebros, em uma forma bruta.

Usando uma metáfora, poderíamos pensar na memória traumática como se ela estivesse em uma caixa ou cápsula separada das memórias que foram bem processadas. O problema é que, mesmo sem a gente ter consciência disso, essas memórias “encapsuladas” atrapalham nosso funcionamento psicológico, podendo causar sofrimento no presente, como ansiedade, baixa autoestima, problemas em relacionamentos (por exemplo, dificuldade para se vincular), problemas sexuais ou atrapalhar nosso desempenho (no trabalho, nos estudos, nas atividades físicas).

Na terapia EMDR, esses conteúdos das “capsulas” serão reprocessados e reintegrados às outras memórias. No ambiente seguro da terapia e com um/a profissional capacitado/a, o/a paciente terá uma nova chance de processar de forma mais saudável memórias traumáticas. Após o reprocessamento, lembrar não será doloroso como era e eventos, antes traumáticos, poderão deixar de travar a vida presente e futura do cliente.

WhatsApp.png
bottom of page